Grupo Resitec / home

Relatório do IPCC

Foi apresentado o 5º Relatório do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, é a sigla em inglês) para o mundo em 2014, a fim de mostrar os avanços e retrocessos de questões climáticas. Fizeram parte deste relatório 800 cientistas de 80 países e foi apresentado em Copenhague na Dinamarca.

O documento revelou através dos estudos que nos últimos 800 anos a emissão de gases do efeito estufa atingiu um nível sem precedentes, gerando o aumento climático, derretimento de geleiras e aumento do nível do mar. O volume oceânico teve em 9 anos um aumento de 19 centímetros, maior aumento de todos os tempos, e devido à apreensão do gás carbônico na atmosfera, 26% do oceano se encontra acidificado.

Cientistas afirmaram que a os estudos ainda prevêem a desestruturação humana, causada pela falta de alimentação provinda do movimento agrícola e falta de água devido a seca em áreas específicas. Há também o risco de fortes tempestades, inundações pelo alto nível do mar e secas profundas causadas pelo extremo calor.

A conclusão do relatório foi que para que essas mudanças não ocorram, as nações precisam ter mais atitude do que palavras. Se não houver redução de gases do efeito estufa a raça humana corre um sério risco. Porém, na 20ª Conferência do Clima, em Lima (Peru), o aviso dos cientistas não causou a pressão esperada sobre o assunto nos políticos presentes. Mas a esperança não é ausente, tendo em vista o compromisso de redução de gás carbônico de potências mundiais, como EUA e Japão.

Compartilhe!

Leia mais

Grupo Resitec