Existem mais de 2.500 aeroportos no Brasil, divididos entre internacionais, nacionais e regionais. Você já parou para pensar quanto lixo é produzido nesses locais? Qual destino desses resíduos?
Um acordo firmado entre a Infraero e uma empresa especializada em sustentabilidade resulta na reciclagem de 100% dos resíduos sólidos produzidos nos principais aeroportos do país até o início deste ano. Assim, a Infraero se adequa à Lei Federal Nº 12.305/10, que determina exatamente esta atitude. Corporações privadas ou públicas devem dar um destino sustentável aos resíduos sólidos recicláveis.
A empresa Coletiva já instalou 989 coletores nos aeroportos de São Paulo, Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus, Curitiba e Porto Alegre. De janeiro a novembro de 2014 passaram quase 70 milhões de pessoas por esses aeroportos. Por isso o número elevado dos coletores instalados.
O contrato vai até 2024 e dentro do combinado eles também são os responsáveis por dar o destino final de todo resíduo sólido coletado.
Os coletores instalados nos aeroportos possuem um display digital para publicidade/propaganda. O dinheiro arrecadado através desta publicidade é revertido para o processo do retorno dos resíduos à cadeia, já reciclado. Parte dessa verba também é responsável pelo pagamento dos coletores. Desta forma, o projeto atinge os três pilares da sustentabilidade: Financeiro, Ambiental e Social.