A Topografia tem por principal objetivo representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, etc. Devendo a planta topográfica ser elaborada através de utilização de equipamentos apropriados e métodos de medição e representação gráfica considerando-se os parâmetros, metodologia e legislação a fim de fornecer um trabalho topográfico de acordo com as normas técnicas. Não se deve confundir Topografia com Geodésia, pois enquanto a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície da terra, a Geodésia tem por finalidade mapear grandes porções.
Aplicações
Demarcação dos limites do terreno, locação de nivelamento dos furos de sondagem, demarcação do esquadro da obra, locação de estacas, locação de pilares, nivelamento do terreno, acompanhamento das prumadas dos pilares, nivelamento de pisos e lajes, marcações das áreas de lazer e jardim, as-built da obra, etc.
Dentre as exigências dos Órgãos Públicos (SERLA, Rio-Águas, FEEMA e SMAC) para aprovação de projetos urbanos, algumas soluções são dadas pela topografia, tais como: Amarração do terreno em coordenadas geográficas U.T.M. utilização de R.N. (referencial de nível) oficial da Prefeitura local, cadastro de vegetação para aprovação junto ao SMAC e Parques e Jardins, etc.
Serviços realizados
- Levantamento planialtimétrico
- Levantamento planialtimétrico cadastral
- Nivelamento
- Georreferenciamento
- Acompanhamento de obras
Os métodos geofísicos são técnicas indiretas de investigação, a partir da aquisição de dados instrumentais, geralmente dispostos na superfície, caracterizando-se, portanto, como métodos não invasivos ou não destrutivos, não agredindo ou contaminando o meio ambiente. Sua aplicação visa determinar variações nas propriedades ou parâmetros físicos intrínsecos ao meio estudado, como condutividade elétrica, resistividade elétrica, permeabilidade magnética, propagação de ondas mecânicas, propagação de ondas sonoras, entre outras. Os ensaios geofísicos permitem a obtenção de dados confiáveis, com alta qualidade e baixo custo, implicando em melhor detalhamento do alvo estudado e otimizando os resultados.
Aplicações
- Pesquisa Mineral: identificação da profundidade do corpo rochoso, presença de matacões, contato solo-rocha, determinação da espessura do solo que recobre o topo rochoso, identificação de corpos mineralizados e da profundidade do lençol freático.
- Obras de engenharia civil: determinação de fraturas, contato solo-rocha, floaters, nível de água, possíveis zonas de falhas.
- Monitoramento ambiental: determinação e delimitação de plumas de contaminação, elaboração mapa potenciométrico, determinação no nível do lençol freático.
- Instalação de poços artesianos: determinação do fluxo subterrâneo, diminuindo custos e riscos de perfuração de poços secos ou improdutivos.
Serviços realizados:
- Caminhamento elétrico dipolo-dipolo (C.E.)
- Sondagem Elétrica Vertical (S.E.V.)
Ciência que trata da origem do planeta Terra, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do estudo das rochas. É objeto da Geologia o estudo dos agentes de formação e transformação das rochas, da composição e disposição das rochas na crosta terrestre. As constantes transformações da Terra produzem materiais e fenômenos naturais que têm influência direta ou indireta em nossas vidas. Utilizamos os recursos e riquezas geológicas que o planeta nos oferece, como a água, os minérios (ferro, ouro, diamante) o petróleo e os materiais de construção (areia, cascalho, rochas ornamentais, e outros).
Aplicações
- Economia: envolve a aplicação de princípios geológicos para o estudo do solo, rochas, minerais e água, ou seja, é o estudo dos materiais do reino mineral que o homem extrai da Terra para a sua sobrevivência e evolução (substâncias orgânicas e inorgânicas).
- Engenharia: emprego dos conhecimentos geológicos para a solução de certos problemas de Engenharia Civil, principalmente na abertura de túneis e canais, implantação de barragens, construção de estradas, obtenção de água subterrânea, projeto de fundações, taludes, etc.
- Meio Ambiente: caracterização de zonas ambientalmente desqualificadas, que coloquem em risco o homem o meio ambiente. Esta caracterização tem em vista a qualidade ambiental do ar, do solo, da água quer subterrânea e superficial, do ruído e a integração destas componentes na a vida do homem. Nesta perspectiva o Geólogo Ambiental tem como preocupação o ordenamento do território, e a previsão de locais potencialmente sujeitos a catástrofes tais como sismos, tsunamis, movimentos de massa, etc. Promove também a remediação de antigas minas, depósitos abandonados de material mineiro e aterros.
Serviços realizados:
- Requerimento de direitos minerários junto ao DNPM;
- Acompanhamento e monitoramento de processos minerários;
- Leitura de Diários Oficiais (D.O.U. e D.O.E);
- Pesquisa e prospecção mineral;
- Elaboração de Plano de Aproveitamento Econômico;
- Consultoria e assessoria;
- Responsabilidade técnica de empreendimentos minerários;
- Relatórios parciais e finais de pesquisa mineral;
- Quantificação e qualificação de jazidas minerais;
- Determinação de jazidas minerais através de investigações diretas e indiretas;
- Análises físicas e químicas.