Ciência que trata da origem do planeta Terra, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do estudo das rochas. É objeto da Geologia o estudo dos agentes de formação e transformação das rochas, da composição e disposição das rochas na crosta terrestre. As constantes transformações da Terra produzem materiais e fenômenos naturais que têm influência direta ou indireta em nossas vidas. Utilizamos os recursos e riquezas geológicas que o planeta nos oferece, como a água, os minérios (ferro, ouro, diamante) o petróleo e os materiais de construção (areia, cascalho, rochas ornamentais, e outros).
Aplicações
- Economia: envolve a aplicação de princípios geológicos para o estudo do solo, rochas, minerais e água, ou seja, é o estudo dos materiais do reino mineral que o homem extrai da Terra para a sua sobrevivência e evolução (substâncias orgânicas e inorgânicas).
- Engenharia: emprego dos conhecimentos geológicos para a solução de certos problemas de Engenharia Civil, principalmente na abertura de túneis e canais, implantação de barragens, construção de estradas, obtenção de água subterrânea, projeto de fundações, taludes, etc.
- Meio Ambiente: caracterização de zonas ambientalmente desqualificadas, que coloquem em risco o homem o meio ambiente. Esta caracterização tem em vista a qualidade ambiental do ar, do solo, da água quer subterrânea e superficial, do ruído e a integração destas componentes na a vida do homem. Nesta perspectiva o Geólogo Ambiental tem como preocupação o ordenamento do território, e a previsão de locais potencialmente sujeitos a catástrofes tais como sismos, tsunamis, movimentos de massa, etc. Promove também a remediação de antigas minas, depósitos abandonados de material mineiro e aterros.
Serviços realizados:
- Requerimento de direitos minerários junto ao DNPM;
- Acompanhamento e monitoramento de processos minerários;
- Leitura de Diários Oficiais (D.O.U. e D.O.E);
- Pesquisa e prospecção mineral;
- Elaboração de Plano de Aproveitamento Econômico;
- Consultoria e assessoria;
- Responsabilidade técnica de empreendimentos minerários;
- Relatórios parciais e finais de pesquisa mineral;
- Quantificação e qualificação de jazidas minerais;
- Determinação de jazidas minerais através de investigações diretas e indiretas;
- Análises físicas e químicas.