Grupo Resitec / home

A Resitec pode pensar para você

A Resitec tem o know-how para desenvolver projetos ambientais, planos de gestão, gerenciamentos públicos, Licenciamentos ambientais, estudos e licenciamentos ambientais (GRAPHOHAB) e Due diligence ambiental. (more…)

O que a Resitec pode FAZER por sua empresa

A Resitec está preparada para fazer pela sua empresa: transporte de resíduos, reflorestamento, construções civis, sondagens, topografia, jardinagem e paisagismo, investigação de áreas degradadas, recuperação de áreas degradadas e operação de aterros de construção civil.

Saiba mais clicando aqui!

A importância de se reflorestar

A importancia de reflorestar Plantar uma árvore ou mesmo reflorestar áreas antes degradadas faz com que a grande quantidade de CO2 contido na atmosfera daquela região diminua, ou seja, há um combate ao efeito estufa com a retirada do gás promovido pela fotossíntese. (more…)

A importância dos lixos e aterros

A mídia valeparaíbana destacou no jornal O Vale, do dia 25 de agosto, o crescimento do mercado no tratamento de resíduos, lixo e aterros sanitários, para municípios e empresas da região e fora.

Acompanhe a matéria no link abaixo:

Capa – O lixo que vira dinheiro

Página 4 – Lixo atrai empresários e vira uma oportunidade de negócios

Página 5 -Mercado movimenta R$ 3 milhões

Fonte: O Vale

Resitec realiza levantamento de dados na SEMEC – Nova Palmeira

Estiveram presentes em 18/10/13, na Secretaria Municipal de Educação de Nova Palmeira, as consultoras Flávia Souza e Denise Belisário do Grupo Resitec sediada na cidade de Taubaté – SP.

O objetivo da visita é exatamente realizar levantamento de dados a respeito da educação para ser inserido no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Nova Palmeira – PB.

Na oportunidade, as consultoras visitaram os trabalhos dos artistas nova-palmeirense.

Fim do prazo de implantação de aterros sanitários

aterro-sanitarioTerminou em 2 de agosto de 2014 o prazo de quatro anos concedidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para que todos os municípios do País dessem um fim nos lixões a céu aberto e implantassem aterros sanitários.

Isso aconteceu através da lei de n° 12.305, de 2010.

Atualmente em torno de 60% dos municípios brasileiros ainda não possuem aterros sanitários. A região com a situação mais crítica é o Nordeste.

Período de Férias Coletivas 2014 – 2015

fim-de-ano-resitec

De 24 de dezembro de 2014 à 04 de janeiro de 2015 a Resitec entrará em férias coletivas.

Perigo: tratamento inadequado de água do volume morto

Volume morto de um reservatórioO volume morto de um reservatório de água pode ser utilizado em casos extremos como os experimentados pela população do estado de São Paulo em 2014.

Como é um volume de água que nunca é utilizado por estar abaixo da linha de captação do reservatório fica muito tempo sem renovação, há um acumulo de sedimentos e poluentes e pode até ter contaminação de metais pesados e outros componentes químicos.

Para o uso doméstico essa água precisa passar pelos processos de purificação executados pela companhia de saneamento básico, as vezes tendo que passar mais de uma vez por todo o processo de purificação da água.

Em situações extremas como as enfrentadas na estiagem de 2014 o melhor a ser feito é a é a educação. Evitar desperdícios é um caminho a ser trilhado pela população e pelas empresas que se utilizam da água da rede pública.

Riscos para a saúde

O volume morto pode ter contaminação por metais pesados provenientes da indústria celulose, tecidos, tintas, solventes. Por isso o tratamento de efluentes industriais é tão importante para o equilíbrio dos recursos hídricos. Essa contaminação da água pelas industrias pode liberar na natureza metais como mercúrio, chumbo e cádmio, prejudiciais a saúde.

Volei Funvic/Taubaté e Resitec

volei A Resitec é patrocinadora da equipe de Volei Funvic/Taubaté. A equipe tem tido uma grande performance no campeonato paulista 2014. O bom trabalha da equipe em 2014 foi recompensado com a vitória no campeonato paulista, trazendo um título inédito e muito orgulho para a torcida taubateana do volei. Fique ligado nas notícias do Volei Funvic/Taubaté no site oficial do time.

Conheça o site Funvic/Taubaté

A Importância das Florestas

importancia-das-florestas A floresta, assim como o solo, tem papel fundamental na regulagem do regime hídrico. A cobertura vegetal associada ao manto de detritos vegetais decompostos e semidecompostos – serrapilheira – que recobre o chão das florestas melhora a condutividade hidráulica dos solos, diminuindo o escoamento superficial e conseqüentemente os processos erosivos e de assoreamento dos corpos d’água; favorece a infiltração d’água no solo contribuindo para recarga dos aquíferos subterrâneos e dos corpos d’água através do escoamento subsuperficial.

As florestas funcionam como reguladoras do fluxo de água, sedimentos e nutrientes entre os terrenos mais altos da bacia hidrográfica e o ecossistema aquático. Desta forma, atuam como filtros situados justamente entre as partes mais altas, desenvolvidas pelo homem para a agricultura e urbanização e a rede de drenagem desta, onde se encontra o recurso natural mais importante do ponto de vista do suporte da vida, a água.

Também protegem os solos das erosões pluviais, inicialmente na medida em que interceptam as gotas da chuva diminuindo seu impacto sobre o solo impedindo sua pulverização, e posteriormente diminuindo a velocidade de escoamento das águas e favorecendo sua infiltração.

As florestas, ainda, contribuem significativamente para manutenção e equilíbrio da temperatura, umidade do ar e regime de chuvas através do processo da evapotranspiração, visto que aproximadamente 60% das águas das chuvas são devolvidas à atmosfera através deste processo.

Quando se tratam de matas ciliares, pela sua interação com a superfície da água, proporcionam cobertura e alimento para peixes e outros componentes da fauna aquática, contribuindo também para estabilidade térmica da água, pois interceptam e absorvem a radiação solar.

Page 1 of 212Próximos »
Grupo Resitec